A Arte de Dançar

A Arte de Dançar
Dança trata do resgate da própria personalidade, do contato com o lado mais humano através da expressão artística: o indivíduo se expressa e se torna capaz através da Arte que produz e que lhe devolve toda a sua potencialidade de viver e de se realizar plenamente.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A importância da dança na educação física


Apesar de áreas distintas, cada qual possuindo seu próprio campo de conhecimento e objeto de estudo, a dança é considerada como um conteúdo a ser trabalhado pela educação física escolar. Para PELLEGRINI (1988) a educação física engloba a dança, assim como o esporte e a recreação, desde que estes se prestem aos objetivos e propósitos da Educação Física escolar. O COLETIVO DE AUTORES (1992) concorda quando diz que a dança é um conteúdo da Educação Física escolar, assim como o jogo, o esporte, a ginástica e a capoeira também o são. E defendem o ensino de dança na Educação Física escolar desde a educação infantil até o ensino médio. Para GONÇALVES (1994) a educação física é composta por várias formas de atividades físicas, entre elas a dança, o jogo, a ginástica e o desporto.
A Educação Física se compõe de "diversas formas expressivas do movimento" como a dança, a ginástica, os jogos e o desporto, que se caracterizam como a cultura de movimento (SOARES, 1999, p. 126). Neste caso, em se sabendo que a dança está presente de alguma forma na Educação Física, é necessário refletir sobre a função, o papel da dança na Educação Física. É necessário que haja uma reflexão sobre a quais propósitos, finalidades e objetivos deve a dança servir na Educação Física.
A dança é a arte de mexer o corpo, normalmente ao ritmo de uma música. Ela pode ser executada seguindo uma seqüência de passos pré-definidos (coreografia) ou pode ser livre, inventada, improvisada seguindo a perspectiva, a liberdade de expressão e a criatividade da pessoa que está dançando.
Atualmente no Brasil a dança é ensinada em locais específicos como clubes e academias. Se pensarmos no ambiente escolar, em algumas instituições a dança é considerada uma atividade extracurricular ensinada fora do horário de aula, em outros estabelecimentos, dependendo do professor, a dança é inserida dentro das aulas de educação física ou é apenas incorporada em eventos comemorativos de datas especiais na escola.
Com relação a semelhanças entre dança e educação física, a principal delas é que ambas as áreas são baseadas no movimento do corpo.
A dança tem vínculo direto com a sociedade, isso dar-se pela presença da mesma ao decorrer da evolução das civilizações, apesar disso ainda existe vários preconceitos com relação a quem pode dançar ou o que. Para muitos a dança deve ser praticada apenas por corpos belos, longilíneos, fortes, jovens e muitas vezes apenas por mulheres. Em virtudes desses preconceitos, é importante que ela seja desenvolvida com as crianças a partir da educação infantil para que elas próprias construam seus conceitos, com o intuito de formar cidadãos mais críticos.

2 comentários: