A Arte de Dançar

A Arte de Dançar
Dança trata do resgate da própria personalidade, do contato com o lado mais humano através da expressão artística: o indivíduo se expressa e se torna capaz através da Arte que produz e que lhe devolve toda a sua potencialidade de viver e de se realizar plenamente.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Análise estética e histórica do balé e da dança moderna.


BALÉ CLÁSSICO

O balé surgiu na Itália no sec. xv, dança que era feita por homens, teve influência das grandes procissões de teatro popular medieval, dos movimentos de danças italianas de esgrima e equitação, elementos da aristocracia francesa e também do drama grego romano e elementos da natureza.
O termo balleto que deu origem ao nome balé, que no início usava-se muita mímica deixando a dança para o segundo plano. A partir disso a dança começou a definir-se em três linhas: danças populares, danças da corte e balletos. Isso se deu através da linha percorrida pelo balé que estreou na rua, foi pra corte, transforma-se em dança de salão e depois aos palcos, tendo um enfoque especial a necessidade do ponto de vista espacial, social e político.
Dividido em três fases: balé romântico (balé da corte e de ação), moderno e contemporâneo. Cada fase teve importância para evolução do balé, dentro essas iremos resumidamente ressaltar tais importâncias.


Fase romântica- Quando o balé estava presente na corte, os reis faziam parte dos espetáculos, os temas geralmente eram relacionados à natureza e seres mitológicos. As apresentações eram vistas em camarotes, valorizando mais o plano horizontal e as figuras geométricas.
Os movimentos começaram a ser dificultados, porém os reis não tinham facilidade de faze- los, a partir desse acontecimento, começa a profissionalização do balé e um novo mundo, mais dinâmico, com a presença da mulher nos espetáculos, com roupas longas e os homens expressando assim a sensualidade e o homem com roupas mais curtas porque diziam que eram quentes.


Fase moderna- Surgiu numa época de intrigas entre os Ballets Russos e Italianos, que disputavam o título de melhor técnica do mundo. Sua principal função era espremer ao máximo a habilidade técnica dos bailarinos, sendo como exemplo os 32 fouettés da bailarina Pierina Legnani em 'O Lago dos Cisnes', ato que fazia milhares de pessoas ficarem de boca aberta.
Esses Ballets também se preocupavam em contar histórias que se transformaram basicamente em contos de fadas. Nestes Ballets procura-se sempre incorporar seqüências complicadas de passos, giros e movimentos que se adequem com a história e façam um conjunto perfeito. A roupa mais comumente usada eram os tutus pratos, pois permitiam que as pernas da bailarina fossem vistas e assim ficasse mais fácil verificar se os passos estavam sendo executados corretamente.


Fase contemporânea- Teve início no século e ainda preservava o uso das pontas e gestuais muito próximos do Ballet Clássico. Nesse estilo de dança as coreografias diferem do método clássico por não mais haver uma história que siga uma sequência de fatos lógicos, mas sim aqueles passos tradicionais fortemente misturados com sentimentos. As roupas usadas na fase Contemporânea são, geralmente, collants e malhas, que dão maior liberdade de movimento aos bailarinos. É o estilo que vem antes da Dança Moderna, esta sim que esquecerá os passos clássicos, dando mais ênfase aos movimentos do corpo.


PERSONALIDADES IMPORTANTES

· La Fontaine- primeira mulher a dançar em público
· Maria Salle- encurtou a saia e tira a máscara
· Marie Anne Cupis Camargo- encurta mais a saia e cria novos movimentos
· Maria Taglione- criou a sapatilha
· Domenico Piacenza- codificou o balé
· Pierri- configurou os passos de posição e escreveu o 1° tratado de dança
· Lully- responsável pela transferência do balé dançado nos palácios para o palco


DANÇA MODERNA

Surge no sec. XIX, no ambiente onde a ciência repensa e cria aparelhos para o conforto. Faz critica ao balé clássico por usar a sapatilha de ponta, trabalhando de forma diferente com o pé no chão buscando as raízes e sendo interpretada como uma dança livre.
Faz- se uso de tecidos que são explorados por movimentos subjetivos. Também é caracterizada pela exploração do espaço e pela admiração ao corpo do bailarino, utiliza formas ou movimentos parecidos com a ioga que têm como recursos as contrações de abdômen, parte mais para coreologia usando posições sentadas.
Através da dança moderna fez duas linhas de pensamento: o americano e alemão e através dessas linhas apresentaremos os maiores percussores da dança moderna.
François Delsarte (1811-1871): Foi o primeiro teórico da dança. Trabalhou a relação entre voz, gesto e emoção interior. Está aí a chave da dança moderna: A intensidade do sentimento comanda a intensidade do gesto. Fez com que a dança parecesse ter um só guia: a própria alma humana.


IDEAIS DO DELSARTISMO


· Todo corpo é movimentado pela expressão que é a fonte e o motor do gesto, principalmente no torso (tronco).
· Pela contração e pelo relaxamento dos músculos se obtém a expressão.
· “Os três princípios de nosso ser: vida, mente e alma; formam uma trindade”- Tinha o objetivo de obter a partir de exercícios uma perfeita harmonia e por isso conduzir o homem a um alinhamento entre a expressão e o sentido.
· Sua análise sobre anatomia e expressão humana, fundamenta-se em dois princípios: O Princípio da Correspondência (tendo sido criado à imagem divina, o homem manifestava-se em seu ser uma tripla causalidade) e o princípio da Trindade que superava a dualidade corpo-alma através da criação e do espírito, que entendia como sendo de uma mesma e única realidade.
· Estrutura Típica - o corpo humano é composto de três zonas principais: a cabeça (intelecto); o tronco (emoções) e os membros (o que é propriamente físico ou animal)
· Oposições, paralelismo e sucessões: as três grandes ordens do movimento.
· Cada movimento corporal tem um sentido próprio que também corresponde a uma emoção específica.
· Universalização do treinamento artístico através da elaboração de métodos que podem ser utilizados por qualquer pessoa independente de suas limitações físicas.
· Todo homem é artista a partir do momento em que é humano.
· A arte da dança é universal, criada pelo ser humano a partir das condições de sua própria existência.
· Não há arte para o homem que não seja naturalmente humana.

PERSONALIDADES IMPORTANTES

· Loie Fuller (1862–1928)

· Isadora Duncan (1877-1927)

· Ruth Saint Denis (1878-1968)

· Ted Shawn (1891-1972)

· Doris Humprey (1895-1958)

· Martha Graham (1894-1991)

· Merce Cunninghan (1914)

· Rudolf Von Laban (1879-1958)

Nenhum comentário:

Postar um comentário