A Arte de Dançar

A Arte de Dançar
Dança trata do resgate da própria personalidade, do contato com o lado mais humano através da expressão artística: o indivíduo se expressa e se torna capaz através da Arte que produz e que lhe devolve toda a sua potencialidade de viver e de se realizar plenamente.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Contextualização das aulas práticas


Os assuntos abordados nas aulas práticas foram: ritmo, movimento e balé. As atividades propostas superaram as expectativas. Foram realizados exercícios que envolveram objetos recicláveis e a criatividade dos alunos.
Os primeiros temas foram trabalhados em duas aulas. Na primeira fez-se uso de copos que marcavam batidas no chão acompanhadas com as vozes dos alunos. Na mesma perspectiva a utilização de garrafas pequenas com arroz dentro, trabalhou também nesse mesmo âmbito só que ao invés de sentados realizaram em pé. Apresentados aos objetivos e a estrutura da dinâmica, os participantes teriam que fazer grupos de 4 pessoas e realizarem movimentos diferentes com os objetos já descritos. Na primeira aula a terceira parte fazia um desuso dos objetos, onde eram escolhidos participantes de forma aleatória e em seguida os mesmos apresentavam os movimentos que criaram, fazendo assim uma “coreografia” na qual os passos não eram sistematizados. O último tema foi mais complicado, porém mais original. Na aula de balé trabalhamos com as barras e os movimentos essenciais dessa dança de difícil pronunciação e complexidade de movimentos. Mais uma vez, a superação foi além das dificuldades e todos participaram e expuseram seu lado bailarino. Portanto, seria preciso mais uma aula para esse tema para melhor adequação aos nomes dos movimentos.

Um comentário: