A Arte de Dançar

A Arte de Dançar
Dança trata do resgate da própria personalidade, do contato com o lado mais humano através da expressão artística: o indivíduo se expressa e se torna capaz através da Arte que produz e que lhe devolve toda a sua potencialidade de viver e de se realizar plenamente.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Curiosidades da Dança.


A dança pode ser utilizada como uma atividade física, lúdica, educativa, sociabilizante, terapêutica, sem perder sua função como arte. Por isso, é procurada na fase pré-escolar, onde o desenvolvimento da criança é principalmente motor. Por ser uma atividade em grupo, proporciona vivenciar experiências coletivas, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal e como cidadão.A Dança, como arte, trabalha diretamente a criatividade, não só corporal na forma de movimentos e expressões, mas intelectual, através de exercícios de memória e composição coreográfica. A dança é uma atividade extremamente benéfica, mas quando bem administrada, pois principalmente para crianças os riscos de lesão são inevitáveis. Para os adultos e para terceira idade, a dança traz grande entusiasmo e possibilita uma melhora expressiva na Qualidade de Vida.

Conta-se que no Antigo Egito, Cleópatra a Rainha do Nilo, depois de esgotar todas suas artimanhas de conquista, dançou a Dança do Ventre para seduzir Marco Antônio, sendo então a primeira a desvirtuar a dança de seu caráter estritamente religioso.

Durante uma expedição ao Egito comandada por Napoleão Bonaparte, à procura de rota alternativa para as Índias, uma tribo cigana que vivia às margens do Nilo chamou a atenção dos soldados. Eram os Ghawazees (significa "invasores do coração") povo cigano, espécie de saltimbancos que dançavam, cantavam e contavam piadas interagindo com a platéia. Sua dança era caracterizada pelos movimentos fortes do quadril, as batidas. Os generais de Napoleão não gostaram do que viram e centenas de Ghawazees foram presos e decapitados.

A dança ritualística Guedra é dançada pelo povo azul que vive no deserto. Esse povo é assim chamado por ter a pele na cor azul em conseqüencia do tingimento de seus tecidos que grudam na pele dando um tom azulado. A Guedra é uma dança curativa, ela é praticada por mulheres da tribo que ao dançarem lançam fluidos positivos aos presentes, ou ao doente, desejando amor e saúde. É uma dança forte e emocionante e as batidas do tambor que acompanha a dançarina marcam as batidas do coração.

Uma referência óbvia de que a Dança do Ventre tem relação com os antigos rituais de fertilidade são os costumes que ainda hoje são praticados por algumas comunidades árabes. Por exemplo no Egito de hoje, ainda é costume contratar uma dançarina do ventre para se apresentar nas cerimônias de casamento. Ela é vista como atração principal e é fotografada com os noivos que colocam as mãos em sua barriga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário